Cirurgia Robótica
Apneia do Sono
Obstrução Nasal
Sinusite Crônica
Marcondes
Septoplastia
Septoplastia: Cirurgia para Correção do Desvio de Septo Nasal
O que é a Septoplastia?
A septoplastia é um procedimento cirúrgico especializado que visa corrigir o desvio do septo nasal - a estrutura óssea e cartilaginosa que separa as duas fossas nasais. Quando essa estrutura esta torta ( desviada) existe um fechamento, uma obstrução de uma ou ambas as narinas.
O septo nasal, formado por uma parte de cartilagem e uma outra óssea, funciona como uma parede divisória entre as duas narinas. Quando desviado, cria uma obstrução mecânica que dificulta ou impede a passagem do ar, resultando em dificuldades respiratórias que podem piorar durante atividades físicas ou quando deitamos.
Indicações para Septoplastia
A cirurgia é recomendada quando o desvio de septo causa problemas funcionais que não respondem adequadamente ao tratamento medicamentoso e que impactam na qualidade de vida do paciente. As principais indicações incluem:
- Obstrução nasal persistente - que podem interferir nas atividades diárias e no sono.
- Sinusites de repetição - causadas pela dificuldade de drenagem dos seios paranasais.
- Ronco e apneia do sono - decorrentes da obstrução das vias aéreas superiores.
- Cefaleias recorrentes - relacionadas à obstrução nasal e a pressão do septo na parede lateral do nariz.
- Sangramento nasal frequente - em decorrência do ressecamento da mucosa.
- Redução do olfato e paladar - pela dificuldade da passagem do ar.
Critérios de Indicação
A septoplastia é indicada para pacientes que apresentem os sintomas acima e que apresentam pouca ou nenhuma melhora com o tratamento clínico.
Benefícios da Septoplastia
Melhora da Respiração: O principal benefício é a melhora significativa na respiração, com desobstrução das vias nasais, permitindo fluxo adequado do ar pelas narinas.
Qualidade do Sono: A correção do septo melhora a ventilação noturna, podendo reduzir episódios de roncos e de apneia do sono.
Melhora dos Episódios de Sinusite : A septoplastia previne sinusites recorrentes ao melhorar a drenagem dos seios paranasais, diminuindo a retenção de secreções e o risco de infecções.
Aumento da Performance Física: Pacientes podem experimentam melhora significativa no desempenho de atividades físicas devido à respiração facilitada.
Bem-estar Geral: A eliminação de cefaléias, das infecções relacionadas ao desvio de septo e a melhora da respiração, olfato e paladar contribuem para o bem-estar global.
Como é Realizado o Procedimento
Técnica Cirúrgica
A septoplastia é realizada exclusivamente por via endonasal, com uso de câmeras e microinstrumentos sem necessidade de cortes externos. O procedimento, que dura aproximadamente 1 a 2 horas, é executado sob anestesia geral para máximo conforto do paciente.
Durante a cirurgia, o cirurgião faz uma pequena incisão dentro do nariz para acessar o septo desviado. A mucosa é cuidadosamente descolada da estrutura septal, permitindo o reposicionamento ou remoção das porções desviadas do osso e cartilagem. O objetivo é centralizar o septo, criando passagens nasais mais simétricas e amplas.
Devido as tecnologias utilizadas e a experiencia do cirurgião , na imensa maiorias das cirurgias de septoplastia não é utilizado o tampão nasal nem o splint ( aquelas placas de silicone que são colocadas em algumas técnicas de septoplastia), promovendo maior conforto pós operatório para o paciente.